À Terceira é de vez!



Eh pá, ando a ficar seriamente preocupada com a cena da COVID-19 e com as informações e também as contra informações que me vão chegando aos ouvidos. Primeiro diziam-nos que só os infectados pelo novo coronavírus deveriam usar a máscara. Por várias vezes, tive a percepção de que  havia  até um certo tom de censura dirigida a todos aqueles que, não estando infectados, se tinham munido de máscaras. Com isto, eu que não  tinha máscara e que nem fazia a mais pálida ideia onde a poderia arranjar, visto que estes equipamentos depressa esgotaram, até fiquei mais descansada. 

Mas, ultimamente, já ouço outra versão. Parece que, afinal, isso só nos foi dito por não haver máscaras para todos, logo, era um equipamento essencial e indispensável para os infectados. 

O certo é que, entretanto, esta questão já anda a ser abordada sob outra perspectiva, mais cautelosa, uma vez que, a COVID-19 é uma doença altamente contagiante, transmitindo-se facilmente através da fala, o que faz com que o vírus possa andar por aí a pairar no ar,  durante já não sei quantas horas. Depois, também há que considerar a hipótese, o infeliz acaso, de nos podermos cruzar com pessoas portadoras do vírus, sem que elas mesmas o saibam, por serem assintomáticas. Tanto assim pode  ser que, já me chegou ao conhecimento, casos de pessoas que foram infectadas sem que se saiba qual a fonte de contaminação! Preocupante isto!

Assim sendo, a situação já requer muitos cuidados, daí que, botei mãos à obra e já fiz a minha primeira máscara. Não está muito perfeita, mas nas próximas investidas corrigirei os erros. Pena é que os estabelecimentos estejam fechados e já não poderei adquirir tecidos e outros adereços para me entreter a confeccionar máscaras a gosto, isto é, máscaras personalizadas 😆👀👀
Então, aqui vão alguns dos passos para a confecção de uma despretensiosa máscara para se poder ir às compras no Supermercado um pouco mais descansado.

Peguei num daqueles sacos  que, quando compramos sapatos novos costumam vir na caixa, porque achei que tinha um aspecto ideal para confeccionar uma máscara e cortei dois rectângulos, com as medidas de 23cm x 15,5cm. Cortei um pedaço de pano de algodão que, por acaso, foi de uma fronha de almofada já usada, e segui as instruções de um vídeo/tutorial. Cortei dois pedaços de elástico, cada um com a medida de 13cm. Todas as medidas variam consoante a máscara se destine a ser usada por homem, mulher ou criança. 

A coisa não me correu bem à primeira, porque eu tinha utilizado um rectângulo também cortado de um outro saco de um material muito levezinho e suave, que achei o ideal para ficar junto à pele do rosto, mas quando fui a passar a ferro para vincar as pregas... queimou-se. Dass!

Podia ter desistido logo ali, naquele instante, mas eu sou muito dotada de resiliência e disse de mim para mim: - Tu tens de ter a tua máscara e chiu!... deitei-me a fazer outra mas agora já sem usar aquele material tão frágil. Tornei a queimar a segunda máscara, já praticamente acabada. O material do saco também é meio sintético, não aguentou o calor do ferro, ainda que tenha usado um pano  entre o ferro de engomar e a máscara.

Depois de proferir um chorrilho de asneiras, e com ganas de mandar a máscara para um sítio que eu cá sei, lá me socorri da já referida resiliência  e deitei novamente mãos à obra. Mas agora já mais avisada. Nada de passar a ferro, porra! Queimasse a terceira máscara e a máquina de costura ia direitinha ao armário! 

 Agora, que já estou calejada estou cheia de entusiasmo para fazer mais máscaras! 


Voilá! Cá está a minha obra prima! 😀😀😀😄







O saco de onde cortei os rectângulos, usei dois. Usei a parte detrás sem letras.


O aspecto do saco, que me pareceu com uma textura apropriada para a máscara





Os acabamentos





Vídeos/tutoriais 









Algumas ideias para máscaras







Comentários

Posts mais visitados